sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A justiça que não falha: nossa consciência




































Às vezes deparo-me comigo mesma me perguntando por que Deus me coloca tantas provas no meu caminho. Se eu fosse um Machado de Assis da vida, o poema teria que ser modificado porque não há apenas UMA, mas VÁRIAS PEDRAS NO MEIO DO CAMINHO (risos).

Em 2011 aconteceu algo que me deixou chocada: fui acusada por algo que não fiz. Uma pessoa foi acidentada, mãe de uma aluna minha e eu fui tachada pela irmã desta de irresponsável e burra nas redes sociais e sites da internet. Pior ainda: ela trouxe à tona um problema antigo e resolvido, para o momento presente, fazendo com que me sentisse super mal e sem compreender o que estava acontecendo.

Só pude compreender o episódio no dia seguinte, quando a mesma admitiu o seu erro, contando-me o que realmente havia acontecido e me pedindo desculpas. Em seguida, agi em busca dos meus direitos, já que alguém os tinha ferido. Soube pelo meu advogada e pelo promotor de justiça que poderia entrar com dois processos contra esta pessoa: um por danos morais e outro por calúnia e difamação (onde ela poderia pegar de 6 meses a 2 anos de prisão).

Depois de 3 dias conversando com meus familiares e orando a Deus para decidir o melhor para minha vida, veio a decisão. Confira na íntegra, a minha resposta a ela:

“................ , eu refleti muito para tomar a decisão mais acertada para minha vida e, sobretudo para que eu pudesse ficar em paz com minha consciência.

Mandei o caso para meu advogado particular, para um amigo advogado que faz parte da OAB e para um promotor de justiça analisar e me dizerem o que poderia ser feito. Todos foram enfáticos: “você pode impetrar uma ação penal contra a pessoa que lhe injuriou e ainda entrar com uma ação de indenização por danos morais contra a mesma”.

Refleti muito e, claro, que a minha vontade era esta. Não como forma de vingança, mas como forma de ratificar e assegurar um direito a que me pertence: o de defender a minha moral e meu nome perante a sociedade em que vivo.

No entanto, conversando com minha família, e é a eles que devo a maior satisfação da minha vida, decidi NÃO IR ADIANTE, até porque eu penso que você está sofrendo e irá se lembrar pro resto da vida o mal que me causou: ter me acusado e afirmado tamanha injúria à minha pessoa.

Sou católica fervorosa e não te desejo mal. Apenas sei que o maior advogado das pessoas é Jesus Cristo. Só ele pode julgar.

Mas quero que saiba que me fez muito mal, principalmente levando à tona um sofrimento ao qual já tinha passado, e que foi comprovado na justiça que não tive culpa.

Tudo isso, eu só espero que sirva de lição para você, sua mãe e pessoas em geral que nunca podemos julgar ou afirmar algo sem ter certeza, porque isto pode causar não só prejuízos materiais, mas acima de tudo e, principalmente, danos psicológicos que jamais serão curados.

No mais, peço somente que jamais (nem você e nem sua mãe) me procurem para ter contato físico ou verbal, porque EU NÃO QUERO. E ESPERO TAMBÉM QUE RESPEITEM A MINHA DECISÃO.

Quando tiver um tempo, observe novamente as palavras que você usou (nos prints em anexo) e leia o que diz os artigos 138, 139 e 140 do Código Penal Brasileiro, para ficar a par do que poderia acontecer a você ou qualquer outra pessoa que cometesse o seu mesmo erro.

Para tanto te envio até um link:

http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/calunia

E te deixo também aqui os direitos e deveres do ciclista para você mostrar e lê para sua mãe:

Direitos do ciclista:

- Trafegar em vias seguras e sinalizadas, com infra-estrutura adequada;

- Ter à disposição, equipamentos de segurança acessíveis e seguros, com baixo custo;

- Ter à disposição, ciclovias ou ciclo faixas;

Deveres do ciclista:

- Trafegar nas ciclovias e ciclo faixas. Onde elas não existirem, andar próximo ao meio-fio;

- Afastar-se ao máximo do fluxo de veículos quando trafegar acostamento das vias;

- Trafegar sempre no mesmo sentido dos veículos;

- Prestar atenção às curvas, cruzamentos e pontos de ônibus;

- TER CUIDADO AO PASSAR POR CARROS ESTACIONADOS: AS PORTAS PODEM SE ABRIR E CAUSAR ACIDENTES;

- Nunca pegar carona na traseira dos veículos;

- Usar roupas claras à noite, para ficar mais visível aos motoristas;

- Sinalizar suas manobras: virar à direita, à esquerda ou parar;

- Quando em grupo, seguir sempre em fila única;

- Usar capacete;

- Lembrar sempre que joelheiras, cotoveleiras e luvas reduzem o impacto e o risco de ferimentos graves e que devem ser usados;

- Utilizar adesivos reflexivos na roupa e na bicicleta;

- Não andar de bicicleta depois de consumir qualquer bebida alcoólica

Equipamentos obrigatórios para todas as bicicletas:

- Campainha;

- Espelho;

- Refletores dianteiros, traseiros e nos pedais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário