sexta-feira, 17 de junho de 2011

Saiba o momento certo de tirar o conhecimento por trás das cortinas


Trabalhar numa turma de alunos com as mesmas características de aprendizagem é o sonho de qualquer educador.

Todavia este ano, algo me chamou a atenção, aliás um aluno: Dariel. De uma inteligência, capacidade e raciocínio lógico fora do comum, ele chama a atenção dentre os demais da turma. Não que na turma não existam bons e interessados alunos, mas porque Dariel ainda não consegue controlar todas estas qualidades para si. Ele sempre tem as respostas na ponta da língua.

Dariel sabe! Isto é fato! O que ele precisa aprender ainda é que vivemos em uma sociedade em que precisamos aprisionar dentro de nós mesmos nossas alegrias e conquistas para não deixar os outros “frustrados” (explicando melhor: sem invejas malditas que possam podar nossos momentos de puro êxtase).

Ficamos felizes quando sabemos a matéria, a resposta de um cálculo, ou o personagem de uma obra literária antes de qualquer outro colega da turma, mas infelizmente temos que guardar para nós mesmos e muitas vezes prender no inconsciente do nosso eu para não sermos massacrados pela “maioria”, que muitas vezes nos julgam como “seres que se acham superiores” e na verdade nem é isso. Apenas se quer demonstrar o conhecimento adquirido ao longo de anos de estudo.

Infelizmente Dariel deve aprender a se conter, caso contrário sofrerá sempre com as interrupções alheias, com os sorrisos de escárnio e as críticas maldosas.

E lembrem-se: aprendemos para nós e não para os outros. Deixe que o futuro mostrará quem realmente pode ser feliz.

Entenda a lição, Dariel!

Um comentário: